VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

O Primeiro Tri da Era do Profissionalismo do Futebol Carioca


Os anos 30 chegaram trazendo novidades em razão da primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, onde o Brasil foi representado por uma Seleção com um grande número de jogadores do Fluminense. Ao fim da Copa do Mundo, os clubes foram obrigados a se separar para o profissionalismo, definitivamente implantado no ano de 1933.

Em outras áreas, o Tricolor já mostrava grande evolução. A consolidação dos esportes aquáticos chegou nessa época, quando o clube se tornou a potência na natação, com a conquista do tetracampeonato de 1934 a 1937. De 1941 a 63, faturou nada menos do que 33 títulos cariocas seguidos. No pólo aquático, com destaque para o então atleta João Havelange (nos anos 40 e 50) e nos saltos ornamentais, o domínio também foi completo.

Em 1936, o Fluminense abriu os cofres para adquirir reforços. O clube vinha de um longo jejum de títulos no futebol e disputou o Campeonato da Liga do Rio de Janeiro, resultado da fusão da Liga Carioca de Futebol com a Federação Metropolitana de Desportos.

Sob o comando do revolucionário técnico Ondino Vieira e com a qualidade técnica de Batatais no gol, Romeu, Tim, Hércules e Preguinho no ataque, o tricolor não teve adversários. Acabou por conquistar mais um tricampeonato, em 1936/37/38, o primeiro tri da era do profissionalismo do futebol carioca.

O presidente do Fluminense na época era Oscar Alaor Prata, que mais tarde seria o prefeito e grande responsável por melhorias na cidade. Torcedor fanático do Tricolor e homem de espírito empreendedor, Alaor Prata resolveu investir e foi a São Paulo atrás dos craques que tornariam o Fluminense um time quase imbatível.

Reestruturou todo o Departamento de Futebol e contratou profissionais para lidar com os novos contratados. O objetivo era deixar bem à vontade no Rio de Janeiro os jogadores que haviam chegado de fora.

O time fez tanto sucesso que de seus quadros saíram os principais jogadores convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1938.

O Brasil fracassou na Copa e os jogadores voltaram abatidos, por causa do mau desempenho. Isso acabou afetando alguns deles, que no ano seguinte não conseguiram reeditar a performance do tri. O Fluminense ficou em quarto lugar em 1939, mas logo depois se recuperaria, conquistando os títulos de 41 e 42.


Fique Sabendo

>> A natação conquistou muitos títulos para o Fluminense. Na foto abaixo, o último em pé, à direita, é o jovem João Havelange, atleta do clube.



Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More