VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

Campeão Goleador de 1924


Entre os anos de 1923 e 1924, o futebol carioca passou por um momento complicado e alguns clubes, entre eles Fluminense, Botafogo e Flamengo, abandonaram a Liga Metropolitana de Desportos para criar a Associação Metropolitana de Sports Athléticos, a única reconhecida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Os clubes de menor expressão, liderados pelo Vasco, resolveram ficar na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, considerada também de menor expressão.

Foi nessa época que começaram a surgir as primeiras denúncias da existência do que se chamava na época de profissionalismo marrom, com alguns jogadores recebendo salários das empresas dos diretores dos clubes. Essas denúncias acabaram precipitando a implantação, definitiva, do futebol profissional alguns anos mais tarde.
Treinado pelo inglês Charles Willians, que chegara ao Brasil com novidades táticas trazidas da Europa, o Fluminense armou um time muito mais forte do que os dos adversários e venceu 12 de seus 14 jogos, empatando um e perdendo apenas um, para o Flamengo, conquistando o título de campeão do Rio de Janeiro de 1924.

Foi um campeonato em que o Fluminense goleou a maioria de seus adversários. Só o Sport Club Brasil sofreu 14 gols em dois jogos. Além de conquistar o título com autoridade, o Fluminense ainda teve o artilheiro da competição, o atacante Nilo, que fez 28 gols, um recorde até então.

O título do Fluminense, obtido com uma vitória por 3 a 0 sobre o América na última rodada do campeonato, ainda serviu para consolidar o prestígio da Associação Metropolitana de Sports Athléticos, que só seria substituída mais tarde pela Liga Carioca de Football, que acabou sendo a embrionária da Federação Carioca de Futebol (FCF).

Abaixo o time campeão de 1924: máquina de produzir goleadas.

Agachado, o goleiro Haroldo.
Em pé: Petit, Léo, Nascimento, Floriano, Fortes, Preguinho, Zezé, Lagarto, Nilo e Moura


Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More