VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

O Incrível Preguinho, Superatleta Tricolor



A partir de 1923, o Fluminense voltou-se para área cultural. Foi uma época de extensa programação social no clube, com apresentações dos artistas mais conhecidos da época. Houve a inauguração do Teatro do Fluminense – hoje o Salão Nobre da sede – e multiplicação dos eventos culturais, com apresentações de óperas e sessões de cinema.

A diretoria queria mostrar que o Fluminense, mesmo se mantendo fiel ao compromisso de ser o maior clube de futebol do Rio, também podia brindar os sócios na área cultural. Estava também se preparando para abrigar, no seu estádio, os jogos do Centenário da Independência.

O clube acabou levando um calote do Governo, que não pagou as obras, como prometera. Mas cinco anos depois de conquistar o tri de 17/18/19, o Fluminense voltou a formar um time à altura de suas tradições para disputar o campeonato de 1924, que acabou sendo marcante para a sua história. Venceu 12 jogos, empatou um e perdeu apenas um. Fez 54 gols e sofreu 19.

Nesse campeonato, o Fluminense revelou João Coelho Neto, o extraordinário Preguinho. Atleta polivalente, jogava por amor à camisa e se recusava a receber salários ou ajuda de custo. De manhã, conquistava um título no basquete, vôlei ou natação; à tarde, fazia gols pelo time de futebol.

Preguinho era filho do poeta Coelho Neto, que não gostava de vê-lo jogando futebol, considerado por ele um esporte menor. Foi o artilheiro carioca dois anos, em 1928 e 32, além de ter sido capitão e autor do primeiro gol da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai.

Preguinho jogou sete vezes pela Seleção Brasileira, pela qual marcou dez gols. Seu nome é até hoje cantado em prosa e verso pelos mais antigos, que vêem nele um dos gigantes do esporte tricolor. Além de se destacar no futebol, com a camisa do Fluminense Preguinho conquistou títulos no pólo aquático, natação, vôlei e basquete.


Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More