VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

Do fundo do poco ao Super Titulo

Do fundo do poço ao Super Título

Poucas coisas positivas ficaram guardadas na memória do torcedor do Fluminense depois do tricampeonato estadual de 1983/84/85. Exceção para os títulos estaduais de 1995 e 2002, o time acumulou derrotas, frustrações e rebaixamentos. Um período negro, que todo tricolor esperava ter chegado ao fim com a recente conquista no ano do centenário.

O time perdeu o título de 1993 para o Vasco. Em 94, novamente na decisão, com o mesmo adversário, mais uma derrota. Em 1995, comandado por Joel Santana, o astro maior da equipe era Renato Gaúcho, desprezado pelo Atlético Mineiro e que o Fluminense foi buscar em Búzios, onde o jogador passava férias. Era o ano do centenário do Flamengo, que armara um super time para conquistar o título. Seu maior destaque era ninguém menos do que Romário, artífice da conquista do tetracampeonato mundial do Brasil nos ano anterior. Mas um gol de barriga de Renato, no Fla-Flu decisivo, deu ao tricolor a vitória inesquecível: 3 a 2.

Renato Gaúcho marca o histórico gol de barriga, aos 41 minutos do segundo tempo, levando a torcida a loucura!!!

O pesadelo tricolor começou em 1996. Depois de um Estadual frustrante, o time foi rebaixado para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro e o presidente Gil Carneiro de Mendonça renunciou. Álvaro Barcellos assumiu o seu lugar. A maior lembrança que se tem dele foi a garrafa de champanha que abriu para comemorar a volta à Primeira Divisão, graças a uma manobra da CBF em razão de um escândalo no Departamento de Árbitros. Mas, por incrível que pareça, o Fluminense foi rebaixado novamente.

Em 98, o Fluminense chegou ao fundo do poço: foi rebaixado para Terceira de Divisão do Brasileiro. Barcellos deixou a presidência e, as correntes políticas do clube se uniram para pôr no poder o triunvirato formado por Francisco Horta, José de Souza e Silva e David Fischel. Este último, posteriormente, acabou sendo eleito presidente do Fluminense.

A primeira providencia para reerguer o clube foi a contratação do técnico Carlos Alberto Parreira e a sua comissão técnica. Sob o comando do técnico tetracampeão mundial, houve ampla reformulação dentro e fora de campo. O time venceu a Terceira Divisão do Brasileiro e foi convidado pela CBF para voltar a integrar a elite.

Depois de Parreira, assumiram Valdir Espinosa e Oswaldo de Oliveira, e o time fez boas campanhas, recuperando a auto-estima e o respeito dos adversários. O título o título do Super Campeonato Estadual de 2002, sobe o comando de Robertinho, coroou a ressurreição.

Super Renato Gaúcho


Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More