VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

Casal 20 faz historia na decada de 80

Casal 20 faz história na década de 80

Assis chuta e o goleiro treme. O herói decisivo da torcida.


A era que teve início no de 1983 foi uma das mais gloriosas da história do Fluminense. No seu último ano de mandato, o presidente Sylvio Kelly dos Santos foi ao Sul do país em busca de reforços, já que a equipe profissional dispunha apenas de alguns jogadores formados nas divisões de base. Porém, voltou com jogadores desconhecidos: o lateral Branco, os apoiadores Jandir e Leonir e o ponta-esquerda Tato.

Mas Sylvio Kelly dos Santos também fez duas contratações de impacto: o ponta-lança Assis e o centroavante Washington, responsáveis pela boa campanha do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro do mesmo ano.

Dirigido por Cláudio Garcia, ex-jogador do clube, o time ganhou de forma invicta a Taça Guanabara. Mas no dia seguinte à conquista, Cláudio Garcia se transferiu para o Flamengo, com Carbone assumindo o seu lugar. A vingança tricolor se deu quando um histórico gol de Assis, aos 45 minutos do segundo tempo, garantiu o título no Fla-Flu decisivo.

No ano seguinte, em meio á disputa do Campeonato Brasileiro, Manoel Schwartz, que havia assumido a presidência, fez duas contratações que aumentaram ainda mais a qualidade da equipe: o técnico Carlos Alberto Parreira e o meia paraguaio Romerito, que era do Cosmos, de Nova York.

Com campanha brilhante, o Fluminense superou o Vasco na decisão e conquistou o Campeonato Brasileiro. Mas na então Taça Libertadores da América (hoje Copa Libertadores) o time não passou da primeira fase, eliminado pelos Argentinos Juniors.

A supremacia estadual, no entanto, foi mantida. Novamente Assis, fulminou o Flamengo e garantiu o bicampeonato. A torcida tricolor, feliz da vida, entoava na arquibancada do Maracanã: “Recordar é viver, Assis acabou com você!”

O ano de 1985 também foi inesquecível: o Fluminense chegou ao terceiro tricampeonato de sua história, ao derrotar por 2 a 1, de virada, o Bangu na decisão. O time da Zona Oeste saiu na frente, mas Romerito e Paulinho, este em linha da cobrança de falta, fizeram os gols levaram a taça para as Laranjeiras.

De 1986 a 92, o Fluminense só conquistou a Taça Rio (returno do Estadual) de 1990. Em 88 e 91, o time chegou às semifinais do Brasileiro, mas foi eliminado. Em 92, disputou a final da Copa do Brasil, mas perdeu do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, fato que muitos alegam ter sido culpa de um erro de arbitragem.


Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More