VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

Campeão Mundial no ano do Cinquentenário


Mundial 1952, o Tricolor Conquista o Planeta

O Fluminense nunca foi a Tóquio disputar o Mundial Interclubes. Tampouco disputou o Mundial da FIFA, mas tem no currículo o título mundial de 1952, quando venceu a Copa Rio, no Brasil. O torneiro internacional, promovido pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF, teve a participação de sete campeões: Fluminense, Corinthians, Sporting (Portugal), Grasshoppers (Suiça), Peñarol (Uruguai), Áustria Viena (Ástria), Libertad (Paraguai). Apenas o alemão Sarrbrücken era vice-campeão.

Como no Brasil de 52 ainda não existia um Campeonato Brasileiro, Fluminense, campeão carioca, e Corinthians, campeão paulista, foram convidados a participar da Copa Rio. Divididos em dois grupos, o do Rio e o de São Paulo, o Fluminense disputou a primeira fase com Sporting, Grasshoppers e Peñarol. Empatou em 0 a 0 com os portugueses e derrotou suíços e uruguaios por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.

A pesar de um desentendimento entre os tricolores, pois Didi, Castilho e Pinheiro não aceitaram algumas imposições do técnico Zezé Moreira, o Fluminense foi insuperável. Depois do empate no primeiro jogo, Marinho fez o gol da vitória sobre o Gasshoppers. No terceiro, o Peñarol de Obdulio Varela, que humilhara a Seleção Brasileira em 50, saiu de cabeça baixa. Marinho (dois) e Orlando golearam o adversário.

Nada foi capaz de tirar dos tricolores o título de campeão. Principalmente porque o clube estava no ano do seu Cinqüentenário e queria premiar a torcida com tal conquista. Maracanã lotado, o Fluminense venceu por 2 a 0, gols de Orlando e Marinho, o primeiro jogo da final, contra o Corinthians. No jogo de volta, houve empate em 2 a 2: Didi e Marinho marcaram para os tricolores. Mas o resultado favorecera ao Fluminense, dono do título internacional.

Time-base da conquista: Castilho, Píndaro e Pinheiro; Jair, Édson e Bigode; Telê, Didi, Marinho, Orlando e Quincas.

Em pé: Píndaro, Jair Santana, Édson, Bigode, Castilho e Pinheiro
Agachados: Telê, Orlando, Marinho, Didi e Robson


Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More