VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

Como tudo começou


Nasce o Fluminense


Foi inspiração de Oscar Cox, um inglês de apenas 22 anos, que o Fluminense surgiu no dia 21 de julho de 1902 para construir uma história com mais de cem anos de conquistas, numa trajetória que se confunde com a própria história do futebol brasileiro. Quando aqueles 20 rapazes se uniram para criar o Fluminense Football Club, não podiam imaginar que estavam fundando o que seria um dos maiores clubes do Brasil, graças às suas realizações, que o levaram a ser respeitado além de nossas fronteiras.

Quando o inglês Oscar Cox reuniu aqueles rapazes para fundar o Fluminense Football Club, no dia 21 de julho de 1902, estava longe de imaginar que naquele momento lançava o embrião daquele que mais tarde seria o mais organizado, aristocrático e um dos mais vitoriosos clubes de futebol do Brasil. Cox se apaixonava pelo novo esporte quando ainda era estudante do Colégio de Ville, em Lausanne, na Suiça.

Ao chegar ao Rio, tratou de praticar com alguns rapazes cariocas, que já davam os seus primeiros chutes, o que aprendera na Europa. Em seguida, criou o primeiro time do Rio para a prática exclusiva do futebol.

O primeiro jogo foi realizado no dia 1 de agosto de 1901, em Niterói, no campo do Rio Cricket, onde Oscar Cox e seus rapazes empataram em 1 a 1 com adversários ingleses. Júlio Morais foi o autor do primeiro gol do time, que mais tarde seria batizado com o nome de Rio Team e depois, Fluminense.

Oscar Cox e seus amigos fariam mais dois jogos contra os ingleses em Niterói e, logo em seguida, organizaram a primeira excursão do Rio Team a São Paulo. O primeiro jogo foi contra o São Paulo Athletic e houve empate em 2 a 2. Um novo jogo, realizado apenas 24horas depois, terminou 0 a 0.

A excursão aumentou o entusiasmo de Oscar Cox, que resolveu organizar um clube. A primeira tentativa de fundar o Tricolor, numa reunião realizada no dia 30 de novembro de 1901, terminou sem que se chegasse a um consenso. Mas Cox insistiu na necessidade de criar o clube e, finalmente, em 21 de julho de 1902, o casarão de Horácio da Costa Santos, à Rua Marquês de Abrantes 51, foi fundado o aristocrático Fluminense Football Club.

Cox acabou aclamado presidente e administrou o clube até 1904. Seus companheiros de gestão foram o vice-presidente Luís da Nóbrega Júnior, o tesoureiro Domingos Moitinho e o primeiro-secretário Mário Rocha. Horácio da Costa e Félix Frias ficaram como responsáveis pela Comissão de Esportes.


Fique Sabendo

>> O esporte mais adorado pelos brasileiros surgiu nas terras tupiniquins no início do século XIX, mais precisamente em São Paulo. O futebol foi apresentado por Charles Miller, que retornando da Inglaterra em 1894, trouxe consigo as bolas e o sonho de ver o futebol crescer no país.

>> O nome Fluminense surgiu sem maiores debates, tendo sido a idéia inicial Rio Football Club. Mas João Ferreira já havia utilizado o nome na sede da Natação e Regatas. A palavra "fluminense" na época identificava os nascidos no Estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, apesar de por lei haver distinção. Outra versão deriva do latim "flumem", que significa fluvial ou rio.
O primeiro jogo do Fluminense foi em 19 de outubro de 1902 contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu. O resultado foi uma goleada do Fluminense por 8 a 0. Em 06 de setembro de 1903 estréia o Fluminense em jogos interestaduais no campo do Velódromo, em São Paulo. De três jogos, o Fluminense empatou um e venceu dois jogos.

O Fluminense surgiu como clube específico para futebol e promovia o esporte junto ao público. Foi através de iniciativas pioneiras do Fluminense, como a promoção de partidas beneficentes, que o público, sempre crescente, manifestava seu entusiasmo pelo futebol. Isto contribuiu para o surgimento de novos clubes na cidade como o América, o Bangu e o Botafogo, todos fundados em 1904.


>> O primeiro uniforme era cinza e branco. Em 1904, surgiram as cores verde, grená e branco. As meias continuaram pretas



>> O time de 1906, que conquistou o primeiro título tricolor (de uniforme): Francis Walter, Victor Etchegary e Salmond; Clyto, Buchan e Guidon; Osvaldo Gomes, Horácio Costa, Edwuin Cox, Emílio Etchegary e Félix Frias.



Fonte: Revista Jornal dos Sports - Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More