VEJA em SOLTANDO O VERBO

VEJA em SOLTANDO O VERBO
JORNALISTAS GLOBAIS NÃO ESCONDEM MAIS SUAS PREFERÊNCIAS

Começa a hegemonia do maior campeão do Estado


Fluminense é tetracampeão do Rio de Janeiro

Nos primeiros anos do século XX, outros times estavam sendo criados no Rio, como Botafogo, Paysandu, Bangu e o Football Athletic. Por inspiração de Cox e Victor Etchegary, foi criada a Liga Metropolitana de Football, que, em 1906, organizou o primeiro Campeonato Carioca. A competição foi disputada em dois turnos com participação de Fluminense, Pysandu, Bangu, Botafogo, Rio Cricket e Football Athletic.

O Fluminense perdeu apenas um jogo – 3 a 1 para o Paysandu, no segundo turno. Venceram todos os outros, marcando 16 gols e sofrendo sete. O botafogo fez o mesmo número de pontos, mas perdeu no saldo de gols – marcou 14 e sofreu nove. O fluminense era o primeiro campeão de futebol do então Distrito Federal.

O campeonato do ano seguinte só terminaria mais de 80 anos depois. Fluminense e Botafogo terminaram com o mesmo número e pontos, mas o Fluminense, que vencera cinco jogos e perdera apenas um, tinha melhor saldo de gols. O Botafogo alegava que havia sido prejudicado ao vencer o Internacional por W.O. – o que não assegurava o direito de computar gols a favor – e pediu a realização de um jogo decisivo com o Fluminense, que não aceitou e se declarou bicampeão.

A pendenga chegou aos tribunais e somente teve solução em 1989, quando a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) reconheceu o Botafogo como campeão. O Fluminense recorreu da decisão ao Tribunal Desportivo, que o proclamou também campeão. No fim dos anos 90, o presidente da Ferj, Eduardo Viana, deu o título aos dois clubes.

Em 1908, o Fluminense ganhou seu terceiro título consecutivo, no primeiro campeonato realizado pela nova Liga Metropolitana de Sports Athléticos. Seis clubes participaram e o Flumiense conquistou o título de pois de oito vitórias, duas delas por W.O., e dois empates com o Botafogo. Era o primeiro tri do clube. O campeonato de 1909 foi uma repetição do anterior. O Fluminense conquistou o título pela quarta vez consecutiva, com oito vitórias e dois empates.

Os principais fundadores




Acima da esuqerda para direita: Antônio Cavalcante, Francis Walter e Félix Frias.

Baixo da esuqerda para direita: Guilherme Guinle, Antônio Vaz de Carvalho e Carlos Guinle.


Fonte: Revista Jornal dos Sports – Edição Histórica do Centenário


0 comentários:

Postar um comentário

Use o formulário somente para comentar a postagem.

Saudações Tricolores!!!

ACOMPANHE no R7

Fluminense no R7 Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More